logo

Tipos de Lipoaspiração e para que eles servem?

publicado em:14/11/18 9:47 AM por: Admin Della Bella Cirurgia PlásticaDicasLipoaspiraçãoLipoescultura

A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais buscadas e realizadas no Brasil. Com o passar dos anos, ela recebeu diversas variações, desde a Mini Lipo até a Lipo de alta definição. Por isso, hoje vou esclarecer os tipos de Lipoaspiração e para que eles servem. Confira no post!

Quem não se incomoda com aquela gordurinha localizada no abdômen que te impede de se sentir bem com qualquer roupa? Ou então aquela gordura localizada nos braços que balançam quando você acena para alguém? É por esses e outros motivos que a Lipoaspiração se tornou a cirurgia plástica mais realizada no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Tipos de Lipoaspiração

tipos-de-lipoaspiracao-e-para-que-eles-servem-3
A Lipoaspiração pode ser realizada em diversas regiões do corpo, como braços, abdômen, costas, coxas e pernas. Esse procedimento consiste em aspirar a gordura localizada através de cânulas, visando modelar o corpo e promover uma melhor silhueta corporal. A partir desta técnica, surgiram diversas variáveis:

Lipoescultura

A Lipoescultura visa retirar o excesso de gordura localizada de uma área, que segue o mesmo processo da Lipoaspiração. A diferença é que, depois de retirada, essa gordura é tratada e enxertada em outra área do corpo para gerar volume, como nos glúteos ou na face.
A principal vantagem desse processo é que, como a gordura faz parte do próprio corpo do paciente, quando enxertadas em outra área, cerca de 50% dessa gordura é absorvida e o restante que fica, costuma ser bem aceito pelo organismo.

Lipoaspiração a laser

O uso do laser é o principal e único diferencial neste procedimento. Antes de iniciar a retirada de gordura, o médico usa uma cânula que emite o laser na ponta, queimando a gordura e emitindo calor. Esse contato com o laser diminui o sangramento e reduz as chances de flacidez na pele – com exceção daqueles que já possuem muita flacidez na região.
Em seguida, o procedimento ocorre normalmente: retira-se a gordura localizada e oferece uma melhor silhueta corporal. Mas, devido ao uso do laser no início, o tempo cirúrgico tende a aumentar.

tipos-de-lipoaspiracao-e-para-que-eles-servem-2

Lipoaspiração Ultrassônica

A Lipoaspiração Ultrassônica tem a mesma função da Lipo a laser, mas no lugar do laser na ponta, ele emite o ultrassom para deixar a gordura liquefeita. Em seguida, faz-se todo o procedimento da Lipoaspiração tradicional.

Vibrolipoaspiração

É o procedimento cirúrgico realizado com um aparelho que faz a cânula vibrar, facilitando a penetração na gordura e, consequentemente, da sua retirada. Dessa forma, a Vibrolipoaspiração tende a ter um menor trauma e menor sangramento.

Hidrolipoclasia

A Hidrolipoclasia não é um procedimento cirúrgico. Ela visa injetar água destilada ou soro fisiológico na gordura, fazendo-a inchar e, em seguida, o ultrassom é aplicado. Esse processo faz com que as células de gorduras sejam rompidas e absorvidas pelo organismo.
No entanto, essa técnica é recomendada para pacientes que possuem pouco acúmulo de gordura, visto que ele não é tão eficiente quanto à Lipoaspiração.

Mini Lipo, Hidrolipo ou Lipo Light

Todas se referem ao mesmo procedimento: a Lipoaspiração com anestesia local realizada em partes. Esse modelo de Lipo pode causar riscos ao paciente, principalmente porque a maioria dos casos de Mini Lipo é realizada em clínicas e consultórios.
Para que esse procedimento dê certo, é preciso que a quantidade de gordura e áreas a serem aspiradas sejam baixas e em pequenas quantidades.

tipos-de-lipoaspiracao-e-para-que-eles-servem-1

Lipo de alta definição

Bastante comentada pela mídia nos últimos tempos, a Lipo de alta definição (lipo HD) visa modelar o excesso de gordura, deixando-a com formato de “barriga de tanquinho”. Entretanto, a gordura é mole e, claro, é diferente da musculatura que é mais rígida.
Caso o paciente venha a engordar futuramente, corre o risco de ver seu abdômen deformado por causa da Lipo de alta definição. O ideal é retirar a gordura através da Lipoaspiração e depois, no tempo ideal, definir a musculatura através de exercícios físicos.

O que considerar antes de fazer uma Lipo?

Com exceção da Hidrolipoclasia, todos os modelos de Lipo citados acima são cirurgias e, por isso, é fundamental que sejam realizados por um cirurgião especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em um ambiente hospitalar.
É importante lembrar que a Lipoaspiração não serve para perder peso, mas sim retirar o excesso de gordura que o paciente não consegue eliminar através de dietas e exercícios físicos. Para realizar a cirurgia, é preciso que o paciente esteja no peso ideal.
Para decidir qual o melhor tipo de Lipo para o seu caso, é importante conversar com o seu cirurgião sobre suas expectativas e, assim, juntos, definirão qual o procedimento mais recomendado para o seu caso.
É imprescindível que as recomendações do médico sejam seguidas, tanto no pré, quanto no pós operatório. Isso significa ter que usar a cinta modeladora e realizar sessões de drenagem linfática durante a recuperação. Assim como evitar a exposição solar por cerca de 3 meses e evitar exercícios físicos por pelo menos 1 mês.
tipos-de-lipoaspiracao-e-para-que-eles-servem
E o principal: você precisa entender quais os motivos que te levaram a buscar pela cirurgia plástica. Afinal, todos merecemos nos sentir bem consigo mesmo, estar feliz e satisfeito com o próprio corpo. Isso é fundamental para que a qualidade de vida, altamente ligada à autoestima, esteja realmente gerando bem-estar.
Então, se você está insatisfeito e pensa em mudar, mude! Mudanças são positivas quando estamos falando sobre a nossa felicidade. E se tiver alguma dúvida ou gostaria de conversar sobre suas expectativas, entre em contato. Ficarei feliz em poder ajudar!
cta-blog-consulta



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário




Facebook
Instagram